O que fazemos

RACE - Gestão de Orçamento Familiar

Elaborar o orçamento familiar é uma importante tarefa na gestão das finanças pessoais. Permite controlar melhor o dinheiro e planear o futuro com segurança e confiança. Descarregue o nosso ficheiro aqui, siga os nossos passos e dê saúde às suas finanças.

1. Descarregue a ferramenta que irá ajudá-lo a gerir o seu orçamento

Clique aqui e descarregue a folha excel.

2. Identificar rendimentos e despesas

O primeiro passo para elaborar o orçamento é a identificação rigorosa de todos os rendimentos e despesas. Os rendimentos correspondem ao dinheiro que se recebe e as despesas aos pagamentos que há que efetuar. Ao subtrair as despesas aos rendimentos obtém-se o saldo com a situação financeira.

3. Calcular o rendimento líquido disponível

Uma vez identificados os rendimentos e as despesas é possível calcular o rendimento líquido do agregado familiar, ou seja, a diferença entre os rendimentos e as despesas. É possível, assim, determinar a situação financeira da família.

4. Definir Objectivos

A elaboração do orçamento familiar deve definir sempre objetivos de poupança. A poupança pode ter vários propósitos.

É importante pensar em poupar, não só antes da aquisição de bens mais onerosos, como um carro ou equipamentos domésticos, mas também para se fazer uma viagem. É ainda importante poupar para ter uma entrada para comprar uma casa.

Mas, a poupança deve ter também como finalidade prevenir situações imprevistas que possam acarretar o aumento das despesas ou a redução do rendimento.

5. Elaborar o orçamento

Elaborar o orçamento significa planear a forma como se pretende gerir o dinheiro de que se dispõe.

O orçamento pode fazer-se em base mensal, mas perspetivando os rendimentos, despesas e objetivos de poupança em base, pelo menos, anual. Desejavelmente o orçamento deve ser feito em base plurianual, ou seja tomando como referência vários anos.

Na sua elaboração deve começar-se por avaliar a situação financeira inicial. Quando ao fazer-se a avaliação da situação financeira se conclui que as despesas são à partida superiores aos rendimentos, o primeiro objetivo do orçamento deverá ser o de equilibrar o orçamento.

Caso tenha alguma dúvida contacte-nos

© 2017 CIAB - Todos os Direitos Reservados.
Web Design nostri